14 março 2014

Seu filho dormindo bem

Morte súbita: como colocar seu filho para dormir sem risco

Para evitar o risco da morte súbita, coloque o bebê para dormir de barriga para cima.

Nos anos 90, as mães ainda ouviam a recomendação de colocar o bebê para dormir de bruços. Nessa posição, a criança poderia levantar a cabecinha ou virá-la no caso de regurgitar. "Hoje, a orientação é colocar o bebê para dormir de barriga para cima", diz o neonatologista Antônio Carlos Melo, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Alguns pediatras discordam. Para evitar um possível risco de aspirar o leite em caso de regurgitação, recomenda-se pôr o bebê de lado com um apoio para que não se vire", afirma o pediatra Abelardo Bastos Pinto Júnior, da Sociedade de Pediatria do Rio de Janeiro.
Parada repentina
A mudança na orientação médica também tem a ver com um risco que vai além da regurgitação: a síndrome da morte súbita, caracterizada por uma parada cardiorrespiratória repentina durante o sono, em geral nos primeiros seis meses de vida. 

A causa é desconhecida, pois o problema envolve vários fatores. Sabe-se que há mais chance de ocorrer nas crianças prematuras, nas que apresentam deficiências respiratórias e nas portadoras de defeitos cardíacos. 

Mas, desde a década de 90, estudos constataram uma forte associação entre a ocorrência da síndrome e o fato de os bebês dormirem de bruços. Por isso, em todo o mundo, o principal enfoque das campanhas de orientação para reduzir o risco é colocar o recém-nascido para dormir de barriga para cima. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa medida fez cair em quase 50% a incidência da síndrome.
Variando
Como os bebezinhos podem dormir até 20 horas, os especialistas aconselham, durante o dia, quando os pais estão mais na vigília, variar o lado de dormir após as mamadas e também colocar a criança de bruços. "De barriga para baixo, o recém-nascido exercita e vai enrijecendo a musculatura do pescoço e dos ombros", diz o neonatologista Antônio Carlos Melo.

Boas medidas
- Na caminha
Coloque o bebê para dormir no berço. Na cama dos pais, ele corre o risco de ser sufocado se o adulto se vira sobre ele. 

- O jeito de dormir
Posicione seu filho de barriga para cima ou de lado, com um apoio nas costas e na barriga para ele não virar de bruços. 

- Alimentação
Amamente o bebê. O movimento de sugar fortalece o aparelho respiratório e previne infecções e que podem deixá-lo mais frágil.
- Ambiente
Mantenha o quarto da criança sempre limpo e arejado e, principalmente, longe da fumaça de cigarro.

 Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer.

0 comentários:

Postar um comentário