25 maio 2014

Hora do desmame do bebê

Quando posso começar o desmame com meu bebê?

Não há um tempo certo vai depender das situações que vocês estão vivendo, algumas mães precisam voltar a trabalhar e oferecem mais cedo outros tipos de alimentos como: frutas, sucos, sopas e outros. Aí pode acontecer que o bebê perca o interesse mais cedo, não é regra.

No meu caso foi esse, meu filho com seis meses fazia careta quando eu oferecia o peito, mas eu insistia e ele aceitava meio contra vontade, até que não quis de jeito nenhum.

Algumas mães relatam que mesmo colocando a criança no berçário ou na creche o interesse não diminuiu pelo contrário, quando oferecia não queria largar e para tirar do peito foi difícil.

Então não tem como prevê a maioria larga sem complicações, caso a criança não aceitar outras opções de alimentos, não se desespere, você mãe com toda a sabedoria e intuição vai decidir se começa o desmame ou não. Se realmente você quer ou precise, comece a substituir uma das mamadas por uma fórmula infantil, existem várias no mercado conforme as idades, peça ajuda ao pediatra.

Pode dar numa mamadeira ou preferência em um copinho, havendo aceitação vá substituindo também as outras ao longo do dia, mas mesmo assim não tiver êxito, talvez não tenha chegado a hora ainda e vai tentando em outras oportunidades.

Para algumas crianças é muito difícil e em vez de largar acaba se apegando mais, muita calma nesta hora não precisa desistir, pode mudar as técnicas, conversar com pediatra e até mesmo com outras mães que passaram pela mesma experiência.

Se o seu filho(a) resistir mesmo a todas as suas tentativas e ele(a) for mais velho(a), comece estabelecendo regras, mas fique firme na sua decisão não volte atrás, ele(a) vai cair em lágrimas, mas se você recuar só vai dificultar as coisas para os dois.




Espero que estas dicas tenham ajudado de alguma forma, vocês podem deixar seus comentários, sugestões ou contando suas experiências.

Um abraço e até mais.

0 comentários:

Postar um comentário