Não é fácil descobrir se o choro é de cólica ou tem outro motivo.
Os pais devem chegar a essa conclusão por eliminatória: a fralda está
limpa? O bebê está alimentado? Não está com frio ou com calor? Há sinal
de algum problema de saúde? Se a resposta a essas perguntas for "não", o
motivo mais provável é a cólica.
O bebê começa a
contrair as perninhas e a dor costuma desaparecer ou melhorar bastante
depois que consegue fazer cocô.
O Tiago sofreu muito com as cólicas era sempre no mesmo horário, no início da noite e as vezes ia até muito tarde, mas ele não conseguia fazer o cocô. Fazia tudo o que me indicavam, colocava-o em cima da minha barriga, fazia compressas mornas com a fralda, massagens na barriga e flexionava as suas perninhas.
Isso até aliava mais a bendita cólica não passava e quando dava conta já estava na hora dele mamar de novo e assim foi por muito muito tempo.
Eu já não sabia se era cólica mesmo ou se era fome de novo, me informei com a pediatra ela disse que as vezes forma muitas gases e a criança não consegue fazer as fezes, então eu fazia muito exercícios com suas perninhas para soltar os gases, só aliava por alguns momentos.
Também oferecia novamente o peito ele se acalmava um pouco, é muito ruim esta fase a gente não pode fazer nada, pois isso é normal até os quatro primeiros meses, isso ocorre por causa da imaturidade do intestino.
Se você está passando por esta fase e está sendo muito difícil mantenha a calma, peça para mais alguém te ajudar e procure orientação de um profissional.
Até amanhã.
Uma dica que pode ajudar também o seu bebê, faça as massagens na barriguinha várias vezes ao dia, não só quando ele tiver cólicas, pois vai evitar um pouco os gases e não esquecer de colocá-lo para rotar. Um abçs.
ResponderExcluir