18 julho 2014

TDAH ( transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ) na escola.

Criança com TDAH.

Sou mãe de um menino que hoje tem 09 anos que foi diagnosticado com tdah ( transtorno do déficit de atenção com hiperatividade ) aos 07 anos. 

Desde os quatro anos faz terapia comportamental, ajudou mais não foi suficiente, como não recebeu nas escolas o tratamento adequado, precisou também usar medicamento, que melhorou 70% do comportamento na escola atual.

Passou por três escolas e hoje está na quarta , cada dia é um desafio muito grande, para  ele e para mim, quanto mais pesquiso sobre o assunto e converso com os profissionais da área da saúde, ainda em minha cidade as escolas não estão preparadas para lidarem com crianças com tdah, isso acaba dificultando o resultado do tratamento e resultados mais positivos.


Para as escolas também é um desafio muito grande lidar com crianças com TDAH, mas é preciso começar de alguma forma, muitas até recebem estas crianças, sem preparo e sem intenção de preparar-se para tal.

Quando começa os comportamentos indesejáveis, começam também as críticas, castigos severos, muitas das vezes são constrangidas, são chamadas a saírem da sala constantemente. 

O transtorno aparece em maior número nos meninos, por conta da impulsividade, nas meninas é a falta de atenção, elas ficam mais quietas e geralmente não dão trabalho no quesito comportamento, ficam no mundo da lua em sala de aula.

São crianças que não são chamadas para ajudar em nada, porque não param quietas ou são avoadas demais, os professores acabam colocando-as nas últimas filas, quando há jogos na escola ninguém quer jogar com elas ou quando jogam acabam sendo expulsas no primeiro tempo.

As crianças com tdah não se adaptam em escolas com ensino tradicionais, estas escolas tem um código disciplinar muito rígido, os pais sempre são solicitados na escola e muitas  vezes infelizmente são convidados a trocarem de escola.





 Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/materias_295310.shtml
http://www.tdah.org.br/textos/textos/item/117-a-crian%C3%A7a-com-tdah-e-a-escola.html


Um comentário: