25 agosto 2014

Tratamento alternativos para o TDAH - transtorno do déficit de atenção e hiperatividade

Neurofeedback para TDAH/Déficit de atenção e hiperatividade.



No Brasil é uma técnica pouco usada e conhecida, muitos profissionais da saúde mesmos os especialistas em tdah sequer ouviram falar. 
O neurofeedback consiste de modo resumido, no treinamento do indivíduo para que ele consiga usar preferencialmente ondas cerebrais de um determinado tipo (as ondas cerebrais possuem diferentes frequências; isto varia de acordo com a idade, o tipo de tarefa que se está fazendo e em alguns casos com a presença de transtornos).

Este treinamento é realizado geralmente com videogames em computadores, usando eletrodos semelhantes àqueles usados quando se faz o exame de Eletroencefalograma, o software “capta” as ondas cerebrais do indivíduo e “transforma” num determinado aspecto do jogo.

Por exemplo, ondas mais lentas fazem um aviãozinho na tela ficarem inclinadas, ondas mais rápidas fazem com que ele voe reto. 
Assim, pode-se fazer um jogo (por exemplo, pedindo que um aviãozinho voe por um determinado trajeto, precisando ora ficar reto, ora ficar inclinado para se desviar de obstáculos) onde se estimula indivíduo a conseguir, por seu próprio esforço, usar mais ondas de um determinado tipo (frequência).

O neurofeedback são tratamentos dirigidos à base orgânica do TDAH, hiperatividade e ou co-morbidades foi desenvolvidos com este objetivo reequilibrar as disfunções orgânicas, caracterizadas mais comumente pela hipofunção das áreas frontais.

Este é um tratamento natural sem contra-indicações ou efeitos colaterais desconhecidos até o momento possam aparecer, o tratamento é semelhante a exercícios em uma academia de musculação - é preciso praticar, praticar muitas vezes até que se notem os resultados.

Os autores demonstraram que o neurofeedback traz realmente alguns benefícios no tratamento do TDAH, porém eles são considerados bastante pequenos (isto é, a eficácia do tratamento existe, mas é pequena).

Os benefícios do neurofeedback foram considerados inferiores àqueles obtidos com o tratamento farmacológico.

Eu fiz avaliação para saber quanto que custa este tratamento, mais infelizmente como disse no começo são poucos médicos que dispõe deste tipo de tratamento, o valor da sessão é de R$ 200,00 e é necessário no mínimo 10 sessões.

Até mais,
fiquem com Deus.

Fonte: http://www.tdah.org.br/br/textos/textos/item/1057-neurofeedback.html

0 comentários:

Postar um comentário