17 agosto 2014

Você já ouviu falar do CAPS? (TDAH- transtorno do déficit de atenção e hiperatividade).




Serviço de Apoio Psicossocial
 
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Núcleo de Atenção Psicossocial é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS (sistema único de saúde) é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade o/ ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.



O objetivo dos CAPS é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercícios dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. 

É um serviço de atendimento de saúde mental criado para ser substitutivo às internações em hospitais psiquiátricos.


Os CAPS devem contar com espaço e adequadamente preparado para atender à sua demanda específica, sendo capazes de oferecer um ambiente continente e estruturado com no mínimo os seguintes recursos físicos:

  • Consultórios para atividades individuais (consultas, entrevistas, terapias);

  • Salas para atividades grupais;

  • Espaço de convivência;

  • Oficinas;

  • Sanitários;

  • Áreas externas para oficinas e recreação.

Se você precisar do serviço do CAPS  procure um posto de saúde do seu bairro, marque uma consulta com um pediatra se for para criança ou se for para um adolescente um clínico geral, é eles que farão o pedido para direcioná-los ao atendimento. 


Demora em média 06 seis meses para ser chamado, se você tiver condições de pagar particular enquanto espera, a criança já vai sendo tratada, vale a pena esperar.


Neste local será feito uma triagem os casos mais graves ficam sendo tratados no CAPS infantil e outros é enviados para um ambulatório onde a criança terá uma psiquiatra, terapeuta, fonoaudióloga e uma assistente social no local para acompanhá-la e também aos pais. 

Informe-se nos postos de saúde de seu bairro ou pela prefeitura de sua cidade, espero que tenham ajudado estas informações. 

Até a próxima.


Fontes: http://salasituacao.saude.pe.gov.br/salasituacao/capsdescricao.html

0 comentários:

Postar um comentário