11 setembro 2014

Indiciplina na sala de aula


As pessoas hoje falam como se a indisciplina na sala de aula nos tempos passados nunca tivesse existido, voltando a nossa infância sempre teve crianças que davam mais trabalho para o professor dentro da sala de aula.

Impor limites e educar pessoas em desenvolvimento é uma missão naturalmente conflituosa.

Além disto, a transição da infância para a adolescência é marcada por um confronto natural com os adultos e a sociedade. O professor deve estar preparado para lidar com estas situações.

Reforce o comportamento positivo
Nunca assuma que certo aluno é consciente do seu mau comportamento. Muitos estudantes têm um comportamento desajustado, mesmo sem saber que estão fazendo algo errado. Nesses casos, o professor terá que reparar se o aluno tem ou não competências e conhecimento para ter um bom comportamento. Para fazer um discernimento sobre isso, observe o aluno com atenção em situações em que ele apresenta um comportamento exemplar que se contrapõe ao mau comportamento. Se essa análise mostrar que o aluno não cumpre as regras, ensine-o a ter as competências necessárias para ser bem comportado. Continue analisando o comportamento da criança e dê um feedback sobre como ele deverá melhorar. Para reforçar o bom comportamento na sala de aula, implemente uma técnica de autocontrole em que os alunos deverão registrar suas próprias atitudes, ajudando-os, assim, a serem conscientes de suas capacidades e limitações em conjunto. Faça comentários a respeito das anotações registradas e oriente todos sobre como poderão melhorar o comportamento.

Leve os problemas para fora da sala de aula
Algumas circunstâncias justificam pedir ajuda para mitigar e minimizar a atitude desajustada da turma. Se tiver esgotado todas as opções e o mau comportamento persiste, será hora de se reunir com os pais e discutir o problema. Os professores também deverão se reunir com o grupo de administradores da escola para achar uma solução para o problema, principalmente, em situações extremas. Muitas vezes, um esforço de colaboração entre administração, pais e professores poderá mostrar técnicas que determinado professor ainda não tinha conhecimento e, assim, solucionar questões comportamentais; bem como implementar técnicas eficazes de gestão que minimizam a indisciplina na sala de aula.



Até breve com mais artigos.




Fonte: http://www.ehow.com.br/quatro-formas-professor-minimizar-indisciplina-sala-aula-info_33307/

0 comentários:

Postar um comentário