15 dezembro 2014

Os Três Reis Magos

"E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém," Mateus 2:1  

Os magos recebiam o título de sacerdotes e sábios, isto lhes conferia muita influência sobre a sociedade. Os reis também os recrutavam para que fizessem parte do seu conselho.

Orígenes, grande estudioso das Escrituras, nos tempos antigos, acreditava que os magos conheciam a profecia de Balaão, no livro de Números. Assim, os reis magos ficaram convencidos de que o aparecimento de uma nova estrela estaria ligada ao nascimento do Messias.

"uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel" Números 24:17
 
Os Reis Magos foram homens que guiados por uma estrela conseguiram visitar Jesus logo após seu nascimento. Reconhecidos como Baltasar, rei da Arábia de cor negra; Melchior, rei da Pérsia de cor clara e Gaspar, rei da Índia de cor amarela, representam os povos de toda cor e nação.

Traziam consigo presentes a Jesus que tinham um significado especial:

"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:11

O ouro representava nobreza e era presente oferecido apenas para reis;
O incenso representava a fé e era presente oferecido apenas para sacerdotes;
A mirra representava perfume suave e sacrifício e era presente oferecido a profetas.

Na simbologia, os reis magos também representavam os ricos e poderosos que, apesar de suas posses e conquistas, curvaram-se a Jesus, homem humilde que nasceu de um ventre virgem em uma estrebaria rodeada de animais mostrando que todos nós nascemos para servir o próximo, independente de etnia e classe social. 

Um feliz Natal à todos.

http://www.rudecruz.com/os-tres-reis-magos-do-oriente-jesus-estudo-biblico.php
http://www.brasilescola.com.br

0 comentários:

Postar um comentário