Durante as férias muitas famílias planejam viajar e relaxar um pouco, saindo da rotina às vezes nem sempre saem como esperado.
Os eventos tornam-se extremamente desafiadores para grande parte das crianças, especialmente aquelas quem tem tdahi (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade e impulsividade) ou outros transtornos que apresentam alterações no processamento e integração sensorial.
Processo pelo qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.
Veja o vídeo : Sobre crianças com TDAH e suas características.
As mudanças repentinas em suas rotinas diárias e no ambiente podem algumas vezes contribuírem para comportamentos desestruturados, resultando em crises e reações negativas.
Uma dica legal é compartilhar com a criança o planejamento detalhado da viagem, informe-a o ponto de partida, as paradas e chegada, prepare a criança também para os imprevistos que pode acontecer durante a viagem.
Não caia na tentação de deixar a criança assistindo filmes e usando jogos eletrônicos por muito tempo, que tal fazer uma leitura ou brincadeiras em dupla envolvendo outros membros da família.
Essas brincadeiras são mais saudáveis e melhora a interação familiar, planeje momentos de silêncio, fique atento também a alimentação, escolha alimentos mais saudáveis em vez de fast food, são carregados de ingredientes artificiais e conservantes.
A alimentação influencia diretamente no comportamento, causam ansiedade e comportamentos inadequados, então vale apena ter estes cuidados, relaxe e aproveite cada momento de suas férias.
As crianças com alterações no processamento sensorial percebem com facilidade a alteração de humor das pessoas, é importante se controlar nos momentos de estresse.
Crie junto com sua família memórias positivas desses momentos, mantendo a família mais unida e fortalecida para enfrentar as situações do dia a dia quando retornar das férias.
Boas férias.
Veja também: Planejando as férias.
0 comentários:
Postar um comentário