
Na minha vida e a do meu filho só estou deparando com professores que acabam rotulando-o de preguiçoso ou sem educação, com críticas severas e muitos castigos, achando que isso vai melhorar o comportamento da criança, que falta pulso firme dos pais.
Vimos em vários artigos que o TDAH “O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é um transtorno de desenvolvimento do autocontrole que consiste em problemas com os períodos de atenção, com o controle de impulso e com o nível de atividade” (BARKLEY, 2002, p. 35).
O TDAH prejudica a criança no ambiente escolar, na convivência com sua família e em sua comunidade. A pessoa que apresenta esse transtorno geralmente tem graves problemas de relacionamento com professores, colegas e familiares, consequentemente o portador do TDAH se sente excluído e, na maioria das vezes, não entende o que está acontecendo.
Segundo Barkley (2002), o sucesso escolar de um portador de TDAH depende do professor, e não do programa escolar em que ele está inserido ou da localização da instituição de ensino ou ainda se a escola é pública ou privada, antes de tudo está o professor, a sua experiência sobre o TDAH e a boa vontade de entender a criança.
Os professores, geralmente, respondem aos problemas desafiadores exibidos pelas crianças com TDAH passando a ser mais controladores e autoritários com elas. Com o tempo, suas frustrações com tais crianças podem torná-los ainda mais negativos com suas interações. A insegurança na relação professor-criança afeta a adaptação da criança portadora de TDAH a longo prazo, mostrando que ela certamente pode piorar as suas já tão pobres conquistas sociais e acadêmicas, reduzindo sua motivação para aprender e praticar na escola e diminuindo sua autoestima. Isso tudo pode resultar em insucesso e abandono da escola (BARKLEY, 2002, p. 235).
A situação é muito séria, não sabemos as vezes que rumo tomar, a escola age como se não tivesse responsabilidade nenhuma na vida da criança, acaba não atendendo as necessidades desta criança e como vimos acima acarreta mais ainda o problema.
Por favor deixem seus comentários, sugestões e se quiserem partilhar também a sua situação fique a vontade.
0 comentários:
Postar um comentário